Nutricionista garante alimentação saudável no Colégio Montreal

INFORMATIVO - Publicado em 01 de Novembro, 2017

Um dos desafios da família moderna é oferecer uma alimentação saudável aos filhos, uma vez que atualmente há falta de tempo para o preparo das refeições e grande oferta de guloseimas.

A escola pode ser uma grande aliada das famílias nesse quesito. No Colégio Montreal, tanto o lanche quanto o almoço de todos os alunos são preparados na cozinha da escola, sob a supervisão da nutricionista Fabiana Wolf, responsável pelo controle de qualidade dos alimentos oferecidos. "A proposta da alimentação ser oferecida pelo Colégio é a de desenvolver novos paladares ou sabores nos alunos, ou seja, preparações como bolos ou tortas integrais, sanduíches naturais com pães integrais diversos e sucos naturais diversificados. Oferecer um lanche equilibrado e que forneça proteínas, vitaminas e minerais, importantes para o crescimento e desenvolvimento dos alunos", explica a nutricionista.

Todos os dias, na hora do lanche, os alunos podem se servir à vontade de três tipos de suco de frutas natural, um lanche principal, que pode ser uma torta salgada, um bolo ou um lanche natural, pão francês ou bisnaga com manteiga ou requeijão e uma fruta. No almoço, o cardápio é composto por arroz, feijão, legumes e vegetais refogados, um tipo de carne, salada e suco natural. "A oferta dos alimentos se baseia no equilíbrio alimentar proposto na Pirâmide dos Alimentos, ou seja, primeiro é oferecida a fruta e depois o lanche principal. É importante oferecer várias vezes os novos alimentos para que as crianças se acostumem com os sabores e também orientar os pais a oferecerem em casa mais frutas, verduras, legumes e alimentos integrais para que as crianças aceitem melhor esses alimentos", complementa Fabiana.

Mônica Abdallah, mãe da Laila e da Victória Abdallah, alunas do 3º e 5º anos respectivamente, está muito satisfeita com a proposta da alimentação do Colégio. "A alimentação saudável é importante para o desenvolvimento e crescimento das minhas filhas. Elas estudam aqui desde um ano de idade e nunca reclamaram do lanche, elas adoram! O cardápio é sempre variado e elas podem comer à vontade. A cozinheira é bárbara, eu só tenho a elogiar!", afirma Mônica.

"O trabalho com crianças e adolescentes e educação nutricional no Colégio é muito gratificante e desafiador, pois envolve o ensino e a adoção de hábitos alimentares saudáveis que eles podem adquirir na escola e levar para a vida adulta", comenta a nutricionista.

Todas as refeições no Colégio Montreal são preparadas de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e a nutricionista também atende e orienta pais, alunos, professores e funcionários quanto a intolerâncias e alergias alimentares.