Notícias

O uso de calçados inadequados na infância

INFORMATIVO - Publicado em 26 de Abril, 2018

Nos primeiros 7 anos de vida, no que diz respeito ao desenvolvimento motor e consciência corporal, o ganho da marcha independente é de extrema importância. É essencial prestar atenção no tipo de calçado que acompanha a criança durante esse aprendizado, pois pode influenciar o desempenho de um caminhar seguro, alterando a largura, o tempo e impacto de cada passo.

Há anos observa-se uma vasta oferta de sapatos de plástico e com saltinho no mercado, em geral com personagens infantis para envolver as crianças. Porém, o sapato ideal nesta fase é o tênis, além de andarem descalças sempre que possível.

O hábito da utilização de sapatos inadequados na infância pode causar posteriormente alguns danos como Joanetes, Neuroma de Morton e alterações posturais. Esses e outros comprometimentos nos pés acabam afetando muito mais as mulheres, em uma proporção de 9 para 1 em relação aos homens.

No Colégio Montreal, o uso do tênis é incentivado por ser o calçado mais confortável e seguro para as atividades propostas. “Orientamos os alunos e informamos os pais em reuniões sobre as consequências ortopédicas, além da importância da utilização do tênis para a segurança das crianças, pois é muito comum tropeços e quedas com o uso de chinelos e sandálias inadequadas no período escolar”, afirma Ana Paola Cezare, Fisioterapeuta do Colégio.

Galeria